03 abril 2007

bétula


Sabe aquela mocinha lá da Islândia, que é bem bonita, encantadora, de jeito tímido, esquisitinha, que tem uma voz e interpretações que se alternam entre momentos de suavidade e singeleza e extrema visceralidade? É.. ela mesmo.. a Björk.. Pois bem.. Acaba de vazar na internet um trecho de 15 segundos do single do seu mais novo disco, Volta. A música é Earth Intruders.

Volta, que será lançado em 7 de maio no Hemisfério Norte, é uma parceria com o mainstrean rapper e produtor ianque Timbaland, que já trabalhou na música Sexyback, aquela de Justin Timberlake, e de álbuns de Snoop Dogg, Nelly Furtado, Missy Elliott e Jennifer Lopez.. (que cast é esse, meu irmãããããão.. hahahaha..). Mas, ao contrário do que se pode pensar, não será um disco de hip-hop, de acordo com Björk. Ela não sabe definir que tipo de som é (como se alguém conseguisse definir a música transcendental dela), mas afirmou que é algo bom. Em entrevistas, ela até comentou que Timbaland, no primeiro encontro dos dois, chegou a perguntar se ela queria fazer algo estranho ou algum hit. Com seu jeito peculiar, e cheia de razão, Björk disse que não funcionava assim, que ela não decidiria o que seria sua música antes mesmo de começá-la.

Timbaland participa de três faixas do novo disco: Hope, Innocence e Earth Intruders. Essa última que acabou tendo trecho seu vazando na internet.

A sonoridade é bem diferente do que se tem observado nos últimos trabalhos de Björk, que andava primando pelos trabalhos vocais. Observa-se aqui um som agressivo, com guitarras fortes, pesadas.. bastante nervoso.

Abaixo, um link do Rapidshare com o trecho de Earteh Intruders (para baixar):

http://rapidshare.com/files/24187739/Bjoerk_-_Earth_Intruders.wav.html

Aaahhhh.. e pra quem não sabe, o título desse texto de hoje, "bétula", é justamente o significado do nome Björk. A bétula é “um arbusto que só dá em clima frio e que, num pequeno país perto do Ártico, ganhou a tradução de 'björk'. O termo, que em islandês castiço tem som de 'biôrk', designou a planta até novembro de 1965, quando um casal hippie sapecou-o na certidão de nascimento da filha. Numa comunidade bicho-grilo de Reykjavík, vinha ao mundo aquela que se consagraria como a primeira popstar da história da Islândia: Björk Guðmundsdóttir” (FONTE DO TRECHO ASPADO ACIMA: http://www.alescarlos.pop.com.br/bjork.html).

Agora, é só aguardar Volta, o próximo trabalho dessa criatura que, como eu nunca me canso de dizer, é a prova viva de que existe uma inspiração divina neste Universo.

2 comentários:

Unknown disse...

björk é fera!

, nuns teus ais disse...

caixinha de coisas, esse meu filho é um orgulho!